"(...) -Como eu gosto de você?

Eu gosto de você do jeito que você se gosta".

O Mundo no Engenho... e o ENGENHO do Mundo

sábado, 20 de outubro de 2012

O talento musical do jovem no Japão.

Devemos retomar, a princípio, os motivos pelos quais empreendemos o Projeto - Povos e culturas - Japão. Relembrando que a sua finalidade é essencialmente didática, tendo como uso em sala de aula o Anime/Mangá, cujo objetivo é pontuar a diversidade cultural, aspectos da(s) religião (ões) / religiosidade, as diferenças que devem ser respeitadas no que tange ao direito à Vida, à livre expressão, às escolhas frente à igualdade do Humano. Abordando os mais  variados  temas    desses    suportes (Animes / Mangás), tanto os relacionados à própria disciplina quanto os afins - o que lhes confere a chamada multidisciplinaridade (História, Português, Geografia, Psicologia, etc) e  transversalidade (música, educação, costumes e comportamento social, etc), julgamos ser conveniente neste contexto introduzir o leitor pouco acostumado à sonoridade da língua, à música jovem Japonesa. Dentre os temas transversais que planejamos inicialmente não constava este. Mesmo que de forma genérica, trataremos acerca da pirataria e do suicídio, incluindo agora, a música. Foi a pesquisa anterior que nos permitiu ver com clareza a necessidade de acrescentar um texto, que simples, divulgando aquilo que muitos de nós ( principalmente, os menos jovens ) estamos perdendo: a riqueza de estilos ou a fusão deles, a criatividade, a sonoridade da língua, o talento de cantores e cantoras jovens com grande presença de palco e que arrastam consigo milhares de pessoas com todos os motivos para cantá-los.

A indústria fonográfica, certamente, pôde encontrar nesta terra jovens que bem souberam unir letra, melodia e virtuosismo instrumental. Bateristas, guitarristas, baixistas e tantos outros se esmeram em seus instrumentos, alguns com performances arrojadas, produções cujas tecnologias -  dos shows aos vídeos - não deixam nada a dever. 

Outro fator importante observado é a assimilação dos elementos das culturas ocidentais, (res)sincretizando, readaptando, recriando conceitos e ou / valores. Elementos ligados ao Cristianismo,  à visão de futuro, etc., tudo emerge dos discursos sinalizando uma sociedade em transformação e um jovem que busca ser crítico, antenado, disposto a descobrir por si os próprios caminhos.

As bandas que constam da lista abaixo foram pesquisadas na internet e todas têm referências, assim, iremos nos limitar a linkar apenas as seis primeiras, devendo o leitor pesquisar as demais pelos nomes, caso tenham curiosidade / interesse. 

Quanto à compra dos Cds originais, por enquanto ainda acreditamos ser um problema. Tem gente  que divulga pela internet que é possível comprar Cds originais na Liberdade. Desconhecemos. Quem sabe alguém possa indicar o endereço de tal local que venda CD ORIGINAL. Por aqui, não temos o costume de comprar pela internet, então, não sabemos como é a venda nos sites oficiais. Se alguém tiver alguma indicação  REAL ou VIRTUAL estaremos bem gratos, desde que não seja a já bem conhecida Amazon. Outras alternativas fazem muito bem à liberdade de escolha e precisam ser divulgadas.



"Shinjitsu no Uta"
Do As Infinity









"Riraito"
Asian Kung Fu Generation



A simplicidade atesta o talento dessa banda... é demais, não é? Observem com carinho: eles merecem.

"Aozora to Kuroi  Neko"
Asian Kung Fu Generation






"Pierce"
One Ok Rock









"千年花"
Inoran





"Doubt & Trust
Acess ( AXS)









6 -http://pt.wikipedia.org/wiki/High_and_Mighty_Color

"Ichirin no Hana"
High and Mighty Color

http://letras.mus.br/high-and-mighty-color/441666/traducao.html

H&MC - Site Oficial (JP)

7 - Scandal - http://www.youtube.com/watch?v=pqpXx-6AdsU&feature=fvwrel

8 -  Abingdon Boys Scholl - https://www.youtube.com/watch?v=Q3knX80agj0

9 - Flow - http://www.youtube.com/watch?v=Ok2gS985FB8&feature=related

10 - Orange Range - http://video.google.com/videoplay?docid=7979839620480525378;
http://www.youtube.com/watch?v=pqpXx-6AdsU&feature=fvwrel

11 -Aqua Timez - http://www.youtube.com/watch?v=dyI6tT6_B9k&feature=related

12 - Takacha - http://www.youtube.com/watch?v=Fs8qq7UqTqU

13 - Yui - http://www.youtube.com/watch?v=F8pqq9p1RR4

14 - Miwa -http://www.youtube.com/watch?v=PHA2Dxva6S0&feature=related

15 - Tamaki Nami - http://www.youtube.com/watch?v=raKEp-TGKbc&feature=fvwrel

16 -  Pornô Graffitti - http://www.youtube.com/watch?v=5IFfRcJBNxc&feature=related

17 -  UVERworld - http://www.youtube.com/watch?v=4vFaG_HWxJ8

18 - Yellow Generation - http://www.youtube.com/watch?v=enCMWGJJxV4

19 - Chemistry - http://www.youtube.com/watch?v=kwaSD5TQP-I

20 - Yoko Kanno - https://www.youtube.com/watch?v=tiVRSHZ4OGc&feature=related (belíssima!)

21 - Origa - https://www.youtube.com/watch?v=mYT9FNNg_n0 ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Origa)

22 - Akino - https://www.youtube.com/watch?v=lCxDcunZ-Zg&feature=related

23 - Yui Makino - https://www.youtube.com/watch?v=uAMUsfEbiAg

Pesquisem... vale a pena! Até mais.


Se alguém precisar achamos interessante:

Conversor de Moedas:
http://economia.terra.com.br/herramientas/calculadoras/conversor.aspx

2 comentários:

Samanta disse...

Olá, tudo bem? Puxa escrevi um comentário enorme e a internet caiu no momento em que enviei... acho que não seguiu... Então vou tentar fazer de novo :)

Muito interessante esta iniciativa de divulgação, gosto muito de música e procuro estar sempre aberta para novos estilos e à procura de novos e bons artistas. Na minha família tenho um irmão, marido e 2 cunhados neste meio, o que me fez pegar gosto por esta arte que considero umas das mais puras, bonitas e emocionantes! Estou no trabalho, mas pude conferir o primeiro vídeo, que adorei! Depois retorno para conferir os demais :) Obrigado por compartilhar!

Grande beijo e bom fim de semana :D

Engenholiterarte disse...

Já aconteceu comigo várias vezes! Fiquei muito brava, também...

Sammy, no momento em que comecei a pesquisar acerca do tema anime/mangá, descobri a música. Realmente fiquei muito feliz por ter trilhado estes caminhos: hoje ouço todos os dias e em todas as minhas poucas horas livres. Sei o que perdi por não ter conhecido antes, mas também sei que ganhei por ter tido essa oportunidade. Realmente é uma música que merece ser divulgada. Voz, instrumentistas, a própria sonoridade da língua - apaixonantes.
Gosto muito do Ásia Kung Fu por sua simplicidade: a carinha "comum" de moços "mortais" - sem artifícios e com muito talento. Não precisam de cabelos ou roupas extravagantes ( embora eu não tenha nada contra!), não precisam de performances grandiosas, são pessoas
("não divindades") mostrando a força do coração jovem. Fico muito feliz que tenha gostado - espero que a sua família também goste dessa nossa nova experiência! Particularmente eu amei - não poderia deixar passar em branco, sem divulgar, sem mostrar que do outro lado da janela também existe vida. Muita vida...

Muito obrigada, Sammy.

Pena que agora tenho que voltar para o meu TGI e não poderei publicar, por enquanto, as demais postagens a respeito do tema Japão. Mas, tenho que tentar vencer mais essa etapa.Quando eu voltar vou pesquisar mais e compartilhar. Beijos!!!

Related Posts Plugin for Blogger...

FaceMundo