"(...) -Como eu gosto de você?

Eu gosto de você do jeito que você se gosta".

O Mundo no Engenho... e o ENGENHO do Mundo

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

A Cidade e as águas: imagens da beleza e do caos... (segunda parte)

Fotos: Fênix - 2010 -  S.P, Centro - sequência
"A tempestade"
(última foto - rio: Tamanduateí "espremido")


No início do ano de 2010, as águas se rebelaram  outra vez contra a cidade que  lhe foi tão ingrata. 
A imagem, tomada do alto de um prédio no Centro de São Paulo,  mostra um espetáculo de luz e sombras... até a total escuridão. A sensação  naquele momento pode ser traduzida como um misto de admiração e temor frente à beleza devastadora da tempestade que chegava imponente, em tão poucos minutos, e que para alguns - anônimos ou não -,iria transformar a vida inteira.




Seguros, apenas nos restava aguardar as notícias que, como sempre, não seriam boas. Enchentes, alagamentos, desabamentos... Enfim, manchetes que recontavam velhos problemas de uma cidade cujas opções político-administrativas atropelaram a sua Natureza: invasão das várzeas, impermeabilização do solo, canalizações, retificações... artifícios. E tudo, em nome da Ordem e do Progresso. Da "velocidade" que hoje - lhe falta, principalmente, em dias de chuva.


A cidade humanizada perdeu o seu espaço e continua sem tê-lo nos novos projetos. Basta relembrarmos os destinos dos rios Tamanduateí, Tietê e Pinheiros:


Estamos em dezembro e as chuvas já começaram novamente a causar intranquilidades. Resta-nos esperar que os afetados nos anos anteriores tenham mais sorte (uma invenção cujo significado é que nada racionalmente será resolvido, assim, "apelem" ao divino) pelo menos, para salvar o que sobrou...

Galeria: 

( busque anos anteriores no Yutube )

2007



2008




2009



2010


2 comentários:

stenberga stone art disse...

Merry Christmas!!Warm hugs from Sweden//Roger

Leovi disse...

Obrigado por compartilhar em seu blog. Desejo-vos um Feliz Natal e um Feliz Ano Novo. Muitas felicidades para você. Leovi.

Related Posts Plugin for Blogger...

FaceMundo